Home

Técnicas de pipetagem?

O que é pipetagem? Para que é usada no laboratório?

3 respostas

  • Publicada em 2008-04-25 por Anónimo

    1. Técnicas de pipetagem (pipetas de vidro)
    1.segura-se a pipeta entre o polegar e os 3 últimos dedos da mão.
    2.Coloca-se a pipeta no líquido(muito subalterno de sua superfície) e aspira-se cuidadosamente até que a poste do líquido esteja um pouco supra da marca superior( a aspiração se faz comumente com a boca, no caso de líquidos voláteis e/ou tóxicos, a mesma pode ser feita com pêras de aspiração).
    3.Fecha-se a lisura com o dedo indicador e retira-se a pipeta da solução. Deixando entrar um pouco de ar vagarosamente pela extremidade superior (controlar com o dedo indicador), permite-se escorrer a poste de líquido até a poste atingir a marca superior (mantendo em posição vertical e a marca ao nível dos olhos).
    4.Remove-se portanto o líquido aderente a parede externe da pipeta por um papel esponjoso.
    5.Em seguida, coloca-se a ponta da pipeta junto a parede interna do tubo receptor, deixando escoar lentamente o teor da pipeta até o nível desejado. No escoamento completo é importante remover a última pinga encostando a pipeta na parede do tubo.

    RECOMENDAÇÕES:
    -Ao pipetar soluções do qual frasco contém repositório de soluto, introduzir a pipeta no sobrenadante.
    -Nunca introduzir pipetas sujas nos frascos que contenham soluções ou reativos químicos puros.
    -Deve-se sempre usar pipetas secas para não diluir o líquido.

    2. Pipetas de vidro
    Dentre deste tipo de pipetas devemos diferenciar entre as pipetas volumétricas e as pipetas graduadas. As primeiras permitem pipetar um volume único de líquido, em tanto que as pipetas graduadas permitem a pipetagem de diferentes volumes. Ainda deve ser reconhecida uma diferença importante: as pipetas (seja de um tipo ou de outro) possuem uma o duas listras no extremo superior. A existência de duas listras significa que quando o liquido é esvaziado, o que restar dentro da pipeta não deve ser tirado (ou soprado). O caso contrário acontece justamente com as pipetas que possuem uma listra. É importante neste ponto considerar que diferentes tipos de soluções podem ter dis

  • Publicada em 2008-04-25 por Anónimo

    Pipetagem é feito com um instrumento de laboratório denominado "pipeta".
    Existe pipetas graduadas, volumétricas e micropipetas em volumes variáveis que vão deste microlitros a mililitros.
    As pipetas são usadas para retirada de alíquotas das soluções (aliquota é um volume definido) para serem usadas em titulações, preparação de padrões, preparação de soluções, etc…

  • Publicada em 2008-04-25 por Anónimo

    Pipetagem é o meio de usar a pipeta e no laboratorio é usada para transferir certos liquidos de um recipiente para o outro.Quimico

Utilize o formulário para responder a esta pergunta