Home

Qual é a finalidade de se padronizar uma solução quimica?Porque padronizar?

já fiz essa pergunta mas a resposta não foi suficiente porque tenho q colocar isso em um relatório, portanto preciso saber o porque da padronização , porquê ela é feita e se provável um exemplo. Eu faço engenharia social e tenho uma cadeira de química por isso não sei muito acerca o ponto, eu gostaria se provável que a resposta tivesse uma linguagem simples que não exigisse muito conhecimento de química. Obrigado!!!

1 resposta

  • Publicada em 2008-11-20 por Anónimo

    A padronização de uma solução tem pro finalidade ordenar aconcentração real de um soluto em uma solução.
    saber a concentração real é importante quando a solução será utilizada para fins quantitativos, ou seja, ela será usada para análises quantitativas porquê por exemplo em titulações.
    A padronização, também chamada de fatoração, é feita por compraração com uma outra solução padronizada ou por titulação ou verificação com um padrão primitivo.

    Um padrão primitivo é um formado com pureza suficiente para
    permitir a preparação de uma solução padrão mediante a pesagem direta da quantidade da substância, seguida pela diluição até um volume definido de solução. A solução que se obtém é uma solução padrão primária.

    Um padrão secundário é uma substância que pode ser usada nas
    padronizações, das quais texto da substância ativa foi determinado pela
    confrontação contra um padrão primordial; ou seja, uma solução padrão
    secundária é aquela na qual o soluto dissolvido foi determinado não pela
    pesagem direta, mas pela titulação de um volume da solução contra um
    volume sabido de uma solução padrão primária.

    Substâncias que são instáveis, e podem se degradar ou tolerar qualquer tipo de diferença pelo siples trajo se estar armazenado não pode ser considerado um padrão primitivo, pois não se pode prometer a sua pureza ao longo do tempo, e portanto, uma solução dessa substância deve ser padronizada.
    Por exemplo, uma solução de NaOH pode ser utilizada para se deteminar a acidez de uma réprega, mas para que essa preceito seja verdadeira, é necessário saber a concentração exata da solução de NaOH.
    O NaOH é muito reativo, e reagecom o CO2 do ar formando carbonato de sodio, de maneira qua não podemos testificar sua pureza.
    logo, a solução de NaOH deve ser padronizado pela titulação de um padrão primitivo, no caso o biftalato de potassio.

Utilize o formulário para responder a esta pergunta