Home

Qual a diferença entre densidade absoluta, densidade relativa e tamanho especifica?

1 resposta

  • Publicada em 2007-11-21 por Anónimo

    A densidade absoluta de uma substância é definida porquê a relação entre a sua tamanho e o seu volume.
    A densidade relativa é a relação entre a densidade absoluta de um material e a densidade absoluta de uma substância estabelecida porquê padrão. No cômputo da densidade relativa de sólidos e líquidos, o padrão usualmente escolhido é a densidade absoluta da chuva, que é igual a 1,000 kg/dm³ (equivalente a 1,000 g/cm³) a 4°C.
    A volume específica (m) de uma substância é a razão entre a volume (m) de uma quantidade da substância e o volume (V) correspondente, ou seja, é representado pelo mesmo operação da densidade.

    Obviamente, é generalidade o termo densidade (d) em lugar de volume específica (m )... Uma explicação que encontrei seria que se usaria "densidade" para simbolizar a razão entre a tamanho e o volume de objetos sólidos (ocos ou maciços), e "tamanho específica"para líquidos e soluções. Mas se assim fosse, não poderíamos falar densidade da chuva, mas somente tamanho específica. Curiosamente já encontrei também tamanho específica se referindo a solo, que não é líquido.
    Em termos gerais, a principal diferença que observei foi que densidade é um noção mais usado na química e tamanho específica na física (hidrostática).

Utilize o formulário para responder a esta pergunta