Home

O granito é uma mistura ou substância ? Justifique. .... O granito é uma solução (mistura homogênea)? Por que?

O granito é uma rocha na qual existem três fases sólidas. Uma delas, geralmente esbranquecida, é formada pela substância quartzo. Outra, cinzenta ou bege, é formada pela substância feldspato. Uma terceira fase, geralmente preta, é contituida pela substância mica. Responda: a) O granito é uma substância ou mistura ?Justifique. b)O granito é uma solução (mistura Homogênea)? Por quê? Por favor caso saiba a resposta, comenta aqui... e responda na ordem se possivel, Obrigado pela atenção

3 respostas

  • Publicada em 2007-10-14 por Anónimo

    O granito é uma rocha ígnea de grão grosseiro, composta essencialmente por quartzo e feldspatos alcalinos, tendo como minerais acessórios frequentes biotite, moscovite ou anfíbolas. O granito é utilizado como rocha ornamental e na construção civil.

    Para o sector de pedras ornamentais e de revestimento, o termo granito designa um amplo conjunto de rochas silicatadas, abrangendo monzonitos, granodioritos, charnockitos, sienitos, dioritos, doleritos, basaltos e os próprios granitos.

    A composição mineralógica dos granitos é definida por associações muito variadas de quartzo, feldspato, micas (biotite e/ou moscovite), anfíbolas (sobretudo hornblenda), piroxenas (augite e hiperstena) e olivina. Alguns desses constituintes podem estar ausentes em determinadas associações mineralógicas, anotando-se diversos outros minerais acessórios em proporções bem mais reduzidas. Quartzo, feldspatos, micas e anfíbolas são os minerais dominantes nas rochas graníticas e afins.

    Macroscopicamente, o quartzo é reconhecido como mineral incolor, geralmente translúcido, muito comum nos granitos.


    Granito no vale Yosemite (CA), Estados Unidos da América.Os feldspatos (microclina, ortóclase e plagióclases), são os principais condicionantes do padrão cromático das rochas silicáticas, conferindo as colorações avermelhada, rosada e creme-acinzentada a estas rochas.

    A cor negra variavelmente impregnada na matriz das rochas silicatadas, é conferida pelos minerais máficos (silicatos ferro-magnesianos), sobretudo anfíbolas (hornblenda) e micas (biotite), chamados vulgarmente de "carvão".

    Nos granitos mais leucocráticos (claros), portanto com menor quantidade de minerais ferro-magnesianos, o quartzo e o feldspato compõem normalmente entre 85% e 95% da rocha.

    A textura das rochas silicatadas é determinada pela granulometria e hábito dos cristais, sendo a estrutura definida pela distribuição desses cristais. Composição, textura e estrutura representam assim parâmetros de grande importância para caracterização de granitos

  • Publicada em 2007-10-14 por Anónimo

    a) Ele é uma mistura, pois já que apresenta três fases.
    b) Não. Pois o aspecto visual do granito nos permite ver as três fases e esse fato caracteriza mistura heterogênea. Você olha e ver mais de um aspecto visual.

  • Publicada em 2007-10-14 por Anónimo

    Substância é um elemento (H2, por exemplo) ou um composto (H2O, por exemplo) que é puro, ou seja, não misturado. Por iso as substâncias são divididas em simples (um só tipo de átomo, como o H2) ou compostas (compostas por mais de um tipo de átomo, como NaCl ou H2O, composta de H e O). Já uma mistura para ser homogênea não podem ser notadas mais de uma fase: uma colherinha de sal em um litro de água é uma solução, definida como mistura homogênea. Já uma colherinha de areia em um litro de água será uma mistura, pois não haverá solubilização, e a fase sólida será visível, diferenciando-a, portanto, da fase líquida. O sistema é agora heterogêneo. Assim sendo, olhando para o granito e observando três fazes (três cores!), você pode assumir com certeza de que o bagulho é uma mistura heterogênea(e cara!). Sendo uma mistura, está excluída completamente a possibilidade de o granito ser uma substância.