Home

O carbono pode se vincular a atomos mais eletronegativos ou mais eletropositivos do que ele?

1 resposta

  • Publicada em 2008-12-17 por Anónimo

    Claro que pode, seja por relação iônica ou covalente (o que é mais generalidade). Por isso, temos toda a dimensão da química orgânica. Mesmo que o carbono possa se vincular entre outros carbonos, se não pudesse se vincular a outros elementos, as únicas substâncias que apresentariam carbono seriam o grafite e diamante (que só tem carbono na elaboração).Vejamos os compostos orgânicos:
    Hidrocarbonetos: há muitas ligações C-H (a eletronegatividade do carbono é maior)
    Éteres, éster, ácidos carboxílicos, álcoois, aldeídos, cetonas e derivados dos ácidos carboxílicos:  apresentam ligações C-O (duplas ou simples, depende do formado; o O é mais eletronegativo que o C).
    Hidrocarbonetos halogenados: apresentam ligações C-X (onde X é um halogênio, tal porquê F, Cl, Br, I, que são mais eletronegativos que o C).
    Organometálicos: apresentam ligações covalentes C-Me (onde Me é um metal, mais eletropositivo que o C).
    Amidas, imidas, azidas, nitrilas, nitrocompostos…: apresentam relação C-N (simples ou duplas, sendo o N mais eletronegativo que o C).
    Silanos…: apresentam relação C-Si, onde Si (silício) é mais eletropositivo que o C.
    Fosfinas…: apresentam relação C-P, onde P é fósforo
    Tióis, tioésteres, tioéteres…: relação C-S, onde S é o súlfur.
    porquê mostrei, existe inúmeros exemplos em química orgânica do C se ligando a outros elementos mais (ou menos) eletronegativos (ou eletropositivos, são conceitos opostos, ser mais em um implica ser menos no outro) que ele. Se não fosse por isso, não teríamos vida na terreno. Alguns grupos de moléculas, porquê os aminoácidos, extremamente importantes para a vida, contém diversas ligações entre C e outros elementos, porquê a relação C-H, C-O, C-N…

Utilize o formulário para responder a esta pergunta