Mólecula Polar e Apolar

Gostaria de ajuda nos seguintes exercícios de polaridade: 1) Indique a molécula que possui ao mesmo tempo ligações polares e apolares. Exlique o motivo de sua escolha a) H2O b) CH4 c) CH3Cl d)BeCl2 e) H2O2 2) A molécula do OF2 é polar e a molécula do BeF2 é não-polar. Isso se deve a: a) diferença de etronegatividade entre os átomosnas respectivas moléculas b) geometria molecular c) tamanho dos átomos ligados ao flúor d) grande reatividade do oxixênio em relação ao fluor e) trajo de o oxigênio e o flúor serem gases Gostaria que me explicassem nessa questão porque OF2 é polar e BeF2 é não-polar Gabarito: 1) E 2) B Já tem a resposta, logo gostaria unicamente de uma explicação do porque desse gabarito Agradeço desde já a ajuda!

• Publicada em 2008-08-09 por Anónimo

a) a molécula de chuva tem geometria angular e suas ligações são polares por isso é uma molécula polar
    b) o metano tem ligações ligeiramente polares mas sua geometria é tetraédrica e por razões de simetria sua molécula é apolar. Bastaria um único corpúsculo dissemelhante do hidrogênio para que a molécula ficasse polar
    c) porquê explicado no item anterior a molécula de metano é apolar mas trocando um único corpúsculo de hidrogênio pelo de cloro a molécula tornou-se polar por que o corpúsculo de cloro puxa as cargas negativas para ele. cá também a geometria é tetraédrica
    d) o dicloreto de berílio tem geometria linear e ligações polares. Só que um corpúsculo de cloro puxa a trouxa de um lado e o outro puxa a fardo do outro. Um anula o outro e a molécula fica apolar. Se sua geometria fosse angular portanto aí sim a molécula seria polar
    e) a chuva oxigenada tem uma geometria em forma de folha de papel dobrada em ângulo. Os átomos de hidrogênio ficam nas pontas do papel e os átomos de oxigênio ficam nas dobras. As ligações são polares e a molécula é polar
    2)
    o difluoreto de oxigênio tem ligações polares e geometria angular assim porquê a chuva. Dessa forma a molécula é polar.
    porquê explicado no item d por conta da molécula de difluoreto de berílio apresentar geometria linear a molécula é linear e apolar
    logo a diferença de polaridade das moléculas é devida a geometria

questão complexa

• Publicada em 2008-08-09 por Anónimo

1)ligações polares são aquelas apresentadas por ligantes com diferença de eletronegatividade. Todas só apresentam ligações polares, com exceção da letra E, fórmula do peróxido de hidrogênio, de estrutura H-O-O-H, apresentando ligações polares e apolares ao mesmo tempo.

Nesse caso as ligações H-O são polares e a relação O-O é apolar, pois se trata de ligantes iguais.

2) A molébula OF2 apresenta uma geometria angular, devido à hibridização sp3 sofrida pelo corpúsculo de oxigênio, portanto, apresenta momento linear não nulo; no caso do BeF2, a molécula, apesar de possuir ligações Be-F polares, é linear na geometria, tornando seu momento nulo. Nesse caso o berílio está hibridizado em sp2.
    Trata-se de caso de geometria LETRA B.

Sugiro ver orbitais híbridos e geometria molecular, Ok?

Abraços,
    Ivan Paulo Junior

Participe do grupo elementosquimicos no yahoo grupos.